O uso indevido da internet está sujeito à interrupção temporária do acesso até sua devida normalização.

A Vianet está levando muito a sério as práticas de Anti-Spam. Os clientes infectados por vírus geradores de SPAM, serão notificados e lhes será fornecido um prazo máximo de 12 horas para regularização do problema. Após este prazo, caso o problema ainda persista, o acesso do cliente poderá ser bloqueado parcial ou integralmente até sua devida normalização.

Conheça as práticas recomendadas de Anti-Spam, clique aqui.

Conheça a Cartilha de Segurança da Internet, clique aqui

Política de Segurança Vianet

Obs.: A Vianet se reserva o direto de modificar sem prévio aviso as informações aqui disponibilizadas.

1. Prevenção Contra os Riscos Envolvidos no Uso da Internet

1.1. Senhas

  • elaborar sempre uma senha que contenha pelo menos oito caracteres, compostos de letras números e símbolos;
  • jamais utilizar como senha seu nome, sobrenome, números de documentos, placas de carros, números de telefones, datas que possam ser relacionadas com você ou palavras constantes em dicionários;
  • utilizar uma senha diferente para cada serviço;
  • alterar a senha com freqüência.
  • As senhas dos softwares de monitoramento instalados na ativação do link são de responsabilidade da vianetbr.

1.2. Vírus e cavalos de tróia

  • instalar e manter atualizado um bom programa antivírus;
  • desabilitar no seu programa de e-mail a auto-execução de arquivos anexados às mensagens;
  • não executar ou abrir arquivos recebidos por e-mail, mesmo que venham de pessoas conhecidas, mas caso seja inevitável, certifique-se que o arquivo foi verificado pelo programa antivírus;
  • não abrir arquivos ou executar programas de procedência duvidosa ou desconhecida e mesmo que você conheça a procedência e queira abrí-los ou executá-los, certifique-se que foram verificados pelo programa antivírus;
  • procurar utilizar, no caso de arquivos de dados, formatos menos suscetíveis à propagação de vírus, tais como DOC, PDF ou TXT;
  • procurar não utilizar, no caso de arquivos comprimidos, o formato executável. Utilize o próprio formato compactado, como por exemplo ZIP ou GZ;
  • procurar instalar um firewall pessoal, que em alguns casos pode bloquear o recebimento de um cavalo de tróia.
  • Um cliente que esteja infectado e propagando o vírus pela rede tera seus serviços bloqueados temporariamente até solucionar o problema removendo o virus.

1.3. Vulnerabilidades

  • manter o sistema operacional e demais softwares sempre atualizados;
  • visitar regularmente os sites dos fabricantes de software para verificar a existência de vulnerabilidades nos softwares utilizados;
  • aplicar todas as correções de segurança (patches) disponibilizadas pelo fabricante.

1.4. Worms

  • instalar e manter atualizado um bom programa antivírus;
  • manter o sistema operacional e demais softwares sempre atualizados;
  • corrigir eventuais vulnerabilidades existentes nos softwares utilizados;
  • procurar instalar um firewall pessoal, que em alguns casos pode evitar que uma vulnerabilidade existente seja explorada ou que o worm se propague.

1.5. Backdoors

  • seguir as recomendações para prevenção contra infecções por vírus;
  • não executar ou abrir arquivos recebidos por e-mail, mesmo que venham de pessoas conhecidas;
  • não executar programas de procedência duvidosa ou desconhecida;
  • procurar instalar um firewall pessoal, que em alguns casos pode evitar o acesso a um backdoor já instalado em seu computador;
  • corrigir eventuais vulnerabilidades existentes nos softwares utilizados.

1.6. Firewall

  • a instalação do firewall é realizada na ativação do link para maior segurança da rede e do cliente
  • em caso de liberação ou bloqueio de portas deverá ser comunicado com antecedência no suporte@vianet.com.br ou www.vianet.com.br/suporte .
  • Sites pornográficos, de jogos ilícitos, apostas e outros do genero serão monitorados para eventuais necessidades jurídias.

1.7. E-mail

  • manter sempre a versão mais atualizada do seu programa de e-mail;
  • desligar as opções que permitem abrir ou executar automaticamente arquivos ou programas anexados às mensagens;
  • desligar as opções de execução do JavaScript, de programas Java e, se possível, o modo de visualização de e-mails no formato HTML.
  • evitar abrir arquivos ou executar programas anexados aos e-mails, sem antes verificá-los com um antivírus;
  • desconfiar de e-mails pedindo urgência na instalação de algum aplicativo ou correções de determinados defeitos dos softwares que você utilize.

1.8. Browser

  • manter o seu browser sempre atualizado;
  • desativar a execução de programas Java na configuração de seu browser, a menos que seja estritamente necessário;
  • desativar a execução de Javascripts antes de entrar em uma página desconhecida e, então, ativá-la ao sair;
  • permitir que programas ActiveX sejam executados em seu computador apenas quando vierem de sites conhecidos e confiáveis.
  • manter maior controle sobre o uso de cookies, caso você queira ter maior privacidade ao navegar na Internet;
  • certificar-se da procedência do site e da utilização de conexões seguras ao realizar transações via Web.

1.9. Programas de Troca de Mensagens

  • manter seu programa de troca de mensagens sempre atualizado;
  • não aceitar arquivos de pessoas desconhecidas, principalmente programas de computadores;
  • evitar fornecer muita informação, principalmente a pessoas que você acabou de conhecer;
  • não fornecer, em hipótese alguma, informações sensíveis, tais como senhas ou números de cartões de crédito;

1.10. Programas de Distribuição de Arquivos

  • disponibização de serviços de distribuição e compartilhamento comoWEB, FTP, CORREIO ELETRONICO e outros sem o consetimento por escrito da Vianetbr são proibidos
  • a utilização do sistema de provimento de email, principalmente no envio de spam
  • certificar-se que os arquivos obtidos ou distribuídos são livres, ou seja, não violam as leis de direitos autorais.

1.11. Compartilhamento de Recursos

  • ter um bom antivírus instalado em seu computador, mantê-lo atualizado e utilizá-lo para verificar qualquer arquivo ou programa compartilhado, pois eles podem conter vírus ou cavalos de tróia;
  • desativar o compartilhamento de disco, impressora, arquivos e outros.
  • estabelecer senhas para os compartilhamentos, caso seja estritamente necessário compartilhar recursos do seu computador.

1.12. Backup

  • procurar fazer cópias regulares dos dados do computador;
  • criptografar dados sensíveis;
  • armazenar as cópias em local acondicionado, de acesso restrito e com segurança física;
  • considerar a necessidade de armazenar as cópias em um local diferente daquele onde está o computador.

1.13. Segurança

  • é proibida a invasão de privacidade ou intimidade de terceiros, buscando ainda acesso a senhas e dados privativos, modificando arquivos ou assumindo sem autorização a identidade de terceiros.
  • Obtenção de acesso não autorizado, tais como tentativa de fraudar autenticaçãoterceiros, clientes Vianetbr ou a segurança de qualquer servidor, provedor, rede ou conta, também conhecido como “cracking”. Isso inclui acesso a dados não disponíveis para o cliente, e/ou colocar a prova de segurança de outras redes.
  • Interferir no serviço de outro cliente Vianetbr, bem como provocar congestionamento na rede ou tentativas deliberadas de sobrecarregar um servidor.
  • Prejudicar intencionalmente usuários da internet, através do desenvolvimento de programas, vírus, códigos nocivos e/ou cavalo-de-troia, acesso não autorizado a computadores, alteração de arquivos, programas de dados residentes na rede e utilização de “cookies” em desacordo com as leis e/ou com as melhores praticas de mercado.
  • é proibido o uso de serviços e/ou softwares que ferem as leis de direitos autoriais.
  • a revenda, distribuição e/ou locação dos serviços da Vianetbr

 

2. Privacidade

2.1. Privacidade dos e-mails

  • utilizar criptografia sempre que precisar enviar um e-mail com informações sensíveis;
  • certificar-se que seu programa de e-mail grava as mensagens criptografadas, para garantir a segurança das mensagens armazenadas no disco.
  • não informe sua senha do email a ninguém.

2.2. Cookies

  • desabilitar cookies, exceto para sites confiáveis e onde sejam realmente necessários;

2.3. Privacidade na Disponibilização de Páginas Web

  • evitar colocar seus dados pessoais (e-mail, telefone, endereço, etc) em páginas Web ou blogs;
  • evitar colocar dados sobre o seu computador ou sobre os softwares que utiliza em páginas Web ou blogs;
  • evitar fornecer informações sobre o seu cotidiano (como, por exemplo, hora que saiu e voltou para casa, data de uma viagem programada, horário que foi ao caixa eletrônico, etc) em páginas Web ou blogs.

2.4. Cuidados com seus Dados Pessoais

  • procurar não fornecer seus dados pessoais (como nome, e-mail, endereço e números de documentos) para terceiros;
  • nunca fornecer informações sensíveis (como senhas e números de cartão de crédito), a menos que esteja sendo realizada uma transação (comercial ou financeira) e se tenha certeza da idoneidade da instituição que mantém o site.

2.5. Cuidados com os Dados Armazenados em um Disco Rígido

  • criptografar todos os dados sensíveis, principalmente se for um notebook;
  • sobrescrever os dados do disco rígido antes de vender ou se desfazer do seu computador usado.
  • possuir sempre um backup atualizado dos seus dados

3. Fraude

3.1. Engenharia social

  • não fornecer dados pessoais, números de cartões e senhas através de contato telefônico;
  • ficar atento a e-mails ou telefonemas solicitando informações pessoais;
  • não acessar sites ou seguir links recebidos por e-mail ou presentes em páginas sobre as quais não se saiba a procedência;
  • sempre que houver dúvida sobre a real identidade do autor de uma mensagem ou ligação telefônica, entrar em contato com a instituição, provedor ou empresa para verificar a veracidade dos fatos.

3.2. Cuidados ao realizar transações bancárias ou comerciais

  • seguir todas as recomendações sobre utilização do browser de maneira segura;
  • estar atento e prevenir-se dos ataques de engenharia social;
  • realizar transações somente em sites de instituições que você considere confiáveis;
  • certificar-se de que o endereço apresentado em seu browser corresponde ao site que você realmente quer acessar, antes de realizar qualquer ação;
  • antes de aceitar um novo certificado, verificar junto à instituição que mantém o site sobre sua emissão e quais são os dados nele contidos;
  • procurar sempre digitar em seu browser o endereço desejado. Não utilize links em páginas de terceiros ou recebidos por e-mail;
  • certificar-se que o site faz uso de conexão segura, ou seja, que os dados transmitidos entre seu browser e o site serão criptografados e utiliza um tamanho de chave considerado seguro;
  • verificar o certificado do site, para assegurar-se que ele foi emitido para a instituição que se deseja acessar e está dentro do prazo de validade;
  • não acessar sites de comércio eletrônico ou Internet Banking através de computadores de terceiros;
  • desligar sua webcam (caso vecê possua alguma), ao acessar um site de comércio eletrônico ou Internet banking.

3.3. Boatos

  • verificar sempre a procedência da mensagem e se o fato sendo descrito é verídico;
  • verificar em sites especializados e em publicações da área se o e-mail recebido já não está catalogado como um boato.

4. Banda Larga e Redes Sem Fio

4.1. Proteção de um computador utilizando banda larga

  • instalar um firewall pessoal e ficar atento aos registros de eventos (logs) gerados por este programa;
  • instalar um bom antivírus e atualizá-lo freqüentemente;
  • manter o seu software (sistema operacional, programas que utiliza, etc) sempre atualizado e com as últimas correções aplicadas;
  • desligar o compartilhamento de disco, impressora, etc;
  • mudar a senha padrão do seu equipamento de banda larga (modem ADSL, por exemplo) pois as senhas destes equipamentos podem ser facilmente encontradas na Internet com uma simples busca. Esse fato é de conhecimento dos atacantes e bastante abusado.

4.2. Proteção de uma rede utilizando banda larga

  • instalar um firewall separando a rede interna da Internet;
  • caso seja instalado algum tipo de proxy (como AnalogX, wingate, WinProxy, etc) configurá-lo para que apenas aceite requisições partindo da rede interna;
  • caso seja necessário compartilhar recursos como disco ou impressora entre máquinas da rede interna, devem-se tomar os devidos cuidados para que o firewall não permita que este compartilhamento seja visível pela Internet.

4.3. Cuidados com um cliente de rede sem fio (wireless)

  • possuir um firewall pessoal;
  • possuir um antivírus instalado e atualizado;
  • aplicar as últimas correções em seus softwares (sistema operacional, programas que utiliza, etc);
  • desligar compartilhamento de disco, impressora, etc;
  • considerar o uso de criptografia nas aplicações, como por exemplo o uso de PGP para o envio de e-mails, SSH para conexões remotas ou ainda o uso de VPNs;
  • habilitar a rede wireless somente quando for usá-la e desabilitá-la após o uso.

5. SPAM

  • considerar a utilização de um software de filtragem de e-mails;
  • verificar com seu provedor ou com o administrador da rede se é utilizado algum software de filtragem no servidor de e-mails;
  • evitar responder a um SPAM ou enviar um e-mail solicitando a remoção da lista.

6. Incidentes de Segurança e Uso Abusivo da Rede

6.1. Notificações de incidentes

  • informar o suporte Vianetbr qualquer incidente com urgência.
  • incluir logs completos (com data, horário, timezone, endereço IP de origem, portas envolvidas, protocolo utilizado, etc) e qualquer outra informação que tenha feito parte da identificação do incidente;

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